terça-feira, 11 de junho de 2013

ESPETÁCULO CÊNICO-MUSICAL PIU E O ACORDE MITOLÓGICO



Piu e o Acorde Mitológico -
Crianças e adolescentes apresentam espetáculo cênico-musical com instrumentos de barro
Dias 14 e 15, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Acesso gratuito.

Veja Reportagem especial sobre Grupo Uirapuru -- Orquestra de Barro (CE) - Imprensa Banco do Nordeste.
https://www.youtube.com/watch?v=4Y2dQ3AkUlE

"Recolher barro do rio, pôr para secar, quebrar com a mão, amassar com o pé e fazer utensílios e peças de decoração é uma atividade comum em Cascavel, município localizado a 60 km de Fortaleza, que tem como tradição a cultura do artesanato feito de barro. Desde 2009, no entanto, um grupo de moradores do povoado de Moita Redonda começou a produzir objetos diferentes e a tirar alguns sons deles. Foi quando surgiu o Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro.
 
Fruto da pesquisa com instrumentos orgânicos que o artista Tércio Araripe iniciou em 1989, o grupo se prepara para três apresentações no Ceará, todas no mês de junho. "Piu e o acorde mitológico" é um espetáculo cênico-musical que faz menção ao hábito de caçar passarinhos de muitos meninos e meninas do interior. Na peça, a relação com a caça é substituída pela noção de "captura", em uma metáfora que se aproxima das memórias de criança e da importância de se guardar lembranças de momentos e experiências vividas.
 
O elenco conta com 14 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, e a participação de dona Tarina, uma das mais antigas moradoras de Cascavel que trabalha com artesanato de barro. O Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro já fez outras apresentações, inclusive fora do Estado do Ceará, mas essa é a primeira vez que soma à orquestra uma narrativa teatral."

http://www.dragaodomar.org.br/programacao.php?pg=CDMAC


VÍDEO DO GRUPO:
https://www.youtube.com/watch?v=VMMVdi4nPaE

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Pais devem evitar presentear filhos com armas de brinquedo


Espada, estilingue e revólver de plástico. A utilização dessas e de outras armas de brinquedo não é fator determinante, isoladamente, para a formação de um caráter violento nas crianças. A avaliação é da coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Maria Ângela Barbato Carneiro.

Segundo ela, que é pedagoga, o problema é o incentivo ao uso desses objetos em um contexto social já caracterizado por estímulos às mais variadas formas de violência.

- As armas de brinquedo são utilizadas para reproduzir a imagem do bem e do mal, do herói e do ladrão. Faz parte do desenvolvimento, da representação própria da fase. A questão torna-se complexa quando o estímulo à arma de brinquedo ocorre em um contexto como o que vivemos atualmente, em que ela representa um estímulo a mais à violência - disse.

No Dia do Desarmamento Infantil, foi lançada a campanha "Arma não é brinquedo: dê livros", no Distrito Federal. O objetivo é incentivar as crianças a trocar armas de brinquedo por livros.

Maria Ângela Carneiro defende que os pais e responsáveis evitem presentear as crianças com armas de brinquedo ou as induzam a colecioná-los, por exemplo, mas argumenta que "caso apareçam" o ideal é que o comportamento seja observado, para verificar se há uma conotação mais violenta.

- É importante observar que o fato de não ter uma arma em mãos não significa que outro objeto não possa ser transformado, segundo a imaginação das crianças, em algo similar a uma arma. O responsável, seja ele professor, avô, pai ou mãe deve observar qual é o intuito de sua utilização e de que forma ele aparece na brincadeira para definir o tipo de orientação que deve ser dada - enfatizou.

A pedagoga acrescentou que esse tipo de brinquedo exerce certo fascínio, especialmente, sobre os meninos porque, em geral, reproduzem elementos da realidade à sua volta.

- Eles assistem a vídeos, filmes, desenhos animados em que se utilizam armas com diversos efeitos e as crianças representam o que veem, o que é próprio da idade - disse. - Também há uma questão de gênero envolvida, já que a figura masculina sempre esteve associada à oportunidade da defesa, ao direito da luta, de ir à guerra - acrescentou.

Para ressaltar, no entanto, que nem sempre a criança consegue dissociar do imaginário a arma de brinquedo do equipamento real, ela citou um estudo conduzido pelo núcleo que coordena. Na experiência, as crianças deveriam escolher entre vários brinquedos um que gostaria de ganhar. Um dos meninos escolheu o videogame, mas ao perceber que o controle usado para jogar assemelhava-se à uma arma, a criança ficou extremamente incomodada e acabou recuando.

- Ao conversarmos com o pai do menino, descobrimos que a família havia sido assaltada recentemente e, provavelmente, o objeto provocou não só o constrangimento, mas a volta à uma situação de risco que ele não tinha superado - disse.
http://www.olaserragaucha.com.br/noticias/geral/28490/Pais-devem-evitar-presentear-filhos-com-armas-de-brinquedo-diz-pedagoga.html

segunda-feira, 3 de junho de 2013

ESPETÁCULO: ANASTÁSIA - TEATRO VIA SUL - FORTALEZA - 9 JUNHO 2013.


O espetáculo conta a história de Anya, uma menina que não sabe nada sobre seu passado, mas ao passar por Paris ela descobre uma pista que poderá revelar todo o mistério que rodeia sua vida. A partir dessa pista ela parte para uma jornada em busca de sua verdadeira identidade. Será que Anya é Anastasia, a princesa Russa esquecida?

Teatro Via Sul
09 de junho - 16 horas
Ingressos: Promoção no site: http://www.baratomaisbarato.com.br/oferta/detalhe/047573000597

domingo, 2 de junho de 2013

PROGRAMAÇÃO INFANTIL 1 E 2 DE JUNHO DE 2013 - FORTALEZA-CE

2/06/2013 (Domingo) - MUSICAL INFANTIL COM A CIA. CEARENSE DE MOLECAGEM. 
 
"A montagem brinca com a mistura de desenhos animados e a presença ao vivo dos personagens que fazem parte do universo da Criançada, em uma encenação lúdica com linguagem de histórias em quadrinhos.
O público infantil poderá vibrar com seus personagens preferidos apresentando 12 clipes musicais com cantigas infantis populares. No palco, além do próprio Pintinho Pintadinho e do Galo Carijó, estarão a Baratinha, o Sapo, além da famosa Mariana da canção “Mariana conta um...”.
HORARIO: 17h
LOCAL: TEATRO DA PRAIA
INGRESSOS: Inteira R$ 10,00 – Meia R$ 5,00 – Venda Online www.baratomaisbarato.com.br;
INFORMAÇÕES: (85) 3219 9493 / (85) 8517 2301
DIA: 01 e 02 de Junho   
CENOGRAFIA – OFICINA DE ARTE
COREOGRAFIA – DENIS LACERDA
FIGURINO – OFICINA DE ARTE
PROGRAMAÇÃO VISUAL – EVERARDO MATOS
PRODUÇÃO - APTECE
ELENCO – Frances Morim| Igor Reis | Ytalo tomaz | Lidia dos Anjos | Lucas Ravache |  Karoll Reis  | Cristiano Marques e Rachel Oliveira
Fonte: http://www.teatrodapraia.com.br/

 
As Aventuras de Toy Story
Local: Teatro Via Sul
Data: 2 de Junho (Domingo)

Datas de Apresentação: 31 de maio, 1 e 2 de junho de 2013.