Piu e o Acorde Mitológico -
Crianças e adolescentes apresentam espetáculo cênico-musical com instrumentos de barro
Dias 14 e 15, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Acesso gratuito.
Veja Reportagem especial sobre Grupo Uirapuru -- Orquestra de Barro (CE) - Imprensa Banco do Nordeste.
"Recolher barro do rio, pôr para secar, quebrar com a mão, amassar com o pé e fazer utensílios e peças de decoração é uma atividade comum em Cascavel, município localizado a 60 km de Fortaleza, que tem como tradição a cultura do artesanato feito de barro. Desde 2009, no entanto, um grupo de moradores do povoado de Moita Redonda começou a produzir objetos diferentes e a tirar alguns sons deles. Foi quando surgiu o Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro.
Fruto da pesquisa com instrumentos orgânicos que o artista Tércio Araripe iniciou em 1989, o grupo se prepara para três apresentações no Ceará, todas no mês de junho. "Piu e o acorde mitológico" é um espetáculo cênico-musical que faz menção ao hábito de caçar passarinhos de muitos meninos e meninas do interior. Na peça, a relação com a caça é substituída pela noção de "captura", em uma metáfora que se aproxima das memórias de criança e da importância de se guardar lembranças de momentos e experiências vividas.
O elenco conta com 14 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, e a participação de dona Tarina, uma das mais antigas moradoras de Cascavel que trabalha com artesanato de barro. O Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro já fez outras apresentações, inclusive fora do Estado do Ceará, mas essa é a primeira vez que soma à orquestra uma narrativa teatral."
http://www.dragaodomar.org.br/programacao.php?pg=CDMAC
VÍDEO DO GRUPO:
https://www.youtube.com/watch?v=VMMVdi4nPaE